sábado, 11 de setembro de 2010

O tempero é a alma da cozinha

          Tais um caso do arco da velha. Numa das vezes que estivemos em Itaipava tia Irene, minha madrinha, veio estar conosco por uns dias.
           Muito prestativa que é foi logo se oferecendo para fazer uma torta de espinafre. Receita que ela faz desde que eu me entendo por gente e que é uma delícia.
          Negão estava saindo e perguntou-lhe se precisava de algo. Sempre faz isso. A tia foi logo dizendo: “ ah, meu filho, já que vai na rua trás mostarda em pó para a torta. O tempero é a alma da cozinha, né mesmo?” Confesso que estranhei. Pensei: “ Nossa que exótico!” Lá se foi ele . Obsequioso, como sempre.
          Duas horas depois nada de voltar. Vai que o celular toca : Oi, amor, escuta uma coisa eu não to achando a mostarda. Já estou em Petrópolis e nada. Petrópolis fica a trinta kms de casa. E o coitado tinha ido de venda em venda procurando a mostarda, em pó. Teve até um lojista, o filho do seu Ailton, que disse estar em falta no momento. Um excelente negociante. Quem sabe numa próxima vez? Não é à toa que tá no ramo há mais de quarenta anos. E Negão seguiu buscando o que nunca iria encontrar.
          Digo a tia que ele não está encontrando a mostarda em pó, no que ela responde: Mostarda? Pra que Mostarda? Tia, você encomendou e Negão é obediente. Tá até agora procurando. Não filha, não é mostarda é noz moscada. Tico deve ter saído e Teco deve ter cochilado. Desculpe filha, acho que troquei os nomes.
          Risos. Até hoje! Toda vez que a recebemos e que ela vai para a cozinha fazer a torta Negão pergunta: Tia, compro mostarda em pó ou noz moscada serve? kkkkkkk
          Nada como ter estado no exército por quarenta anos para entender que se roda o mundo, se for preciso, para obedecer uma ordem. Diz Negão... Risos
           Em particular, discordo da tia. A experiencia de vida me faz apostar que a fome é o melhor tempero.Mas já que um dia lutamos tanto pela liberdade de expressão, é ajuizado que a exerçamos, né não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário