sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O caderno, uma metáfora da vida

          Sou professora e como tal acompanhei a evolução dos cadernos. Hoje, verdadeiras obras de arte, capa dura e espiral. Nem  sempre foi assim. Mas não é sobre a aparencia dos cadernos que quero falar. Quero falar sobre o significado do caderno, sua mensagem, sua metáfora.
          Lembro de errar muito. Sempre. Meu pensamento é muito rápido e eu atropelava um pouco as coisas. Atropelava não, atropelo! As vezes isto tem um custo. Enfim, parece que estou vendo um filme. Eu levantava o braço para que a professora viesse a minha carteira para ver os erros. Quando eram tantos que ficaria difícil corrigi-los a professora me olhava e dizia: Vamos virar a página!? Ela mesma o fazia, alisava a nova página, ainda limpinha, e dizia: Pronto. Vamos começar de novo, com calma e com alma. Só depois que atuei como professora entendi a fala "com alma". 
          Penso que é dali que  vem a expressão "virar a página", ou "é página virada". Metáforas usadas para nos lembrar que muitas vezes teremos que recomeçar. Uma metáfora forte e sutil ao mesmo tempo. Forte porque todos nós tivemos  literalmente cadernos em maõs e sutil porque o convite a virar a página era um hábito, não uma punição, o que amortecia o nosso constrangimento. Me recordo de um sentimento gostoso que parecia me dizer que eu não estava de todo perdida,  ainda tinha uma chance. E eu seguia para a próxima página com a confiança que  o gesto da professora me proporcionava.
          Assim, o caderno me ensinou que os erros não precisam ser fontes de castigo. Mas uma nova oportunidade. Um recomeço! Afinal, "o erro tem que estar a serviço da aprendizagem"! Diz Fábio de Melo.
Tanto a aprendizagem academica quanto a da vida, aquela que nos faz ao mesmo tempo mestre e discípulo do cotidiano.
          Vale a pena conferir a letra da música "O caderno" de Chico e Toquinho. Ou a sua versão feita por Fabio de Melo.
          Saudades da carteira escolar e dos cadernos Avante!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário