sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Itaipava. Petrópolis.RJ


                A casa de Itaipava. Assim foi chamada por 30 anos.A casa dos meus pais, a casa dos meus avós, a casa da família da Angela, a casa da Ilse, A casa da d. Emília,a casa em frente a Ampla, a casa vizinha da Célia, ou simplesmente Itaipava. Quando minhas crias eram pequenas as vi muitas vezes se referindo à casa como se fosse o município. O município mais bonito de Petrópolis. Das trilhas na estrada Itaipava Terê, das pousadas, da pedra que chora. De tanto nos ouvir dizer. Vamos para Itaipava? Chegou uma hora que era percebível que o que elas chamavam de Itaipava era tão e somente a casa. A casa das férias. Dos primos. Da piscina e da casinha de bonecas. Do salão de jogos e da sauna. Da churrasqueira e do campo de futebol Society.A casa dos quartos de hóspedes e da horta da vó Emília. Da criação de coelhos e da mesa de ping pong. Dos jogos de infancia. Do lateiro Vivo e das jabuticabeiras. Dos cachorros e do Castelo do Barão de Petrópolis, quinhentos metros a frente quem vai em direção a Pedro do Rio.A casa das férias, dos batizados, dos aniversário, dos almoços de verão, dos amigos, dos primos.Das intermináveis partidas de baralho quando a chuva insistia em cair em Janeiro.Dos balanços e da amarelinha. Das codornas e das mágicas do vô Lito.Do tio Lelo e da empregada Neuza. Aquela que desmaiava com a enceradeira ligada e Marina achava o máximo.Do " tá de Cabuti?" e do War.Do Detetive e do Master. Eh... a vida tem seu vies lúdico....
          As crianças cresceram. As maiores se foram. A casa esvaziou. A empregada não é mais a mesma, assim como a casa não é. Embora hoje, se um dos frequentadores antigos passar por lá, ainda a reconhecerá, pois com excessão do portão, tudo continua igual. A mesma estrada, a mesma casa, as mesmas flores, o mesmo jardim.Ilse completaria... " Mas estou triste porque não tenho voce perto de mim", agora se vê uma tabuleta no portão com o novo nome da casa. A minha casa de campo.Sítio do arco da velha. Afinal, seu João me contou que a casa tem cinquenta anos. E o chalé que beira a casinha de bonecas e a piscina, hoje se chama Chalé Nyübu.
           Como não se vive só de pasado e viver só de futuro pode gerar frustração, diria que hoje é o lugar onde vou com o Negão e papai, quando preciso ver a vida da serra,com seu rítmo preguiçoso  quase amoroso, com suas lojas abrindo nos horários  mais diversos possíveis. Onde o carrinho que entrega o gás toca uma musiquinha tão suave quanto uma lullaby.Um lugar com rítmo próprio.Um lugar aposentado !!! E, por que não, para me sentir em casa. Ou ir ao Alemão, ou ao Farfarello e comer aquele raviolli com recheio de figo seco, ou à Majórica,ou à feirinha, ou à rua Teresa, ou aos brechós e antiquários, ou no Seu João,ou à Luiz Salvador ver as últimas tendencias da ceramica portuguesa, ou ao horto Municipal, ou ao Parro do Valentim, mais antigo restaurante portugues, ou  fotografar a Granja Brasil. Ir à Rainha de Bom Sucesso tomar café da manhã, ou ao Katz,ou à casa de Célia, ou à Sunguardian trocar ideias com Marta, a proprietária. Ir ao Altair ver meus comerciantes favoritos. Aqueles que demoram de vinte a quarenta minutos para te entregar os edredons que vc levou para lavar.Ir ao Ailton e filhos comprar foccacia para o lanche. Aquela gente de lá gosta de prosa. Quiçá toma um café ou uma Coca com a gente.Ou avisa onde a lenha está mais barata. Isso não tem preço!!! Dia destes fui na Refazendo, uma costureira. Pedi a ela que transformasse uma cortina em duas pequenas.Além disso havia um pedacinho de tres centímetros que ela deveria desmanchar. Quando fui buscar a costura percebemos que a moça tinha esquecido de desmanchar o cantinho da peça. Disse a ela que não teria problema porque eu desmancharia em casa. Frustrada por não ter feito o serviço completo me deu um retros de linha branca fechado e uma agulha dizendo que seria cortesia da casa por ter cobrado o pequeno serviço e ter esquecido do mesmo. Eu pergunto... Em que outro lugar isso acontece além de em Itaipava. Itaipava..... onde vou para o quintal colher folha seca ou replantar algo. Consertar alguma cerca, pintar alguma parede, ou arrumar a casa  para Janeiro. Se o mes é o de Julho posso assistir a procissão de São Cristovão ali do meu portão .Onde posso contar meus amigos ,meus livros, meus discos e nada mais.Lá lá lá . Lá lá lá. Lá lá lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário