sexta-feira, 30 de julho de 2010

É que Narciso acha feio o que não é espelho

   
   Todos nós crescemos ouvindo o mito de Narciso. Mas só nos damos conta da força deste arquétipo em nós quando passamos por um espelho ou quando o assunto é fotografia. Voce conhece alguém que ao ter uma foto nas mãos vá admirar a paisagem antes de si próprio? Claro que não! Eu, por exemplo sou daquelas que a foto pode estar com luz perfeita, paisagem iluminada e tudo mais perfeitamente enquadrado, se eu não estiver bem rasgo-a. Simples assim!
          Dia desses eu li uma matéria de um sociólogo que dizia que hoje em dia todos querem ou precisam ser vistos. Daí os blogs, orkuts, sites, facebooks, etc...Na hora pensei ser uma dessas. E fui mais longe. Minhas filhas, também! É um tal de fazer book, ensaio fotográfico, banner, pôster. E os inúmeros porta retratos espalhados pela casa e na geladeira? Piração total. Deve ser uma síndrome. Síndrome da vaidade .E eu que achava que não tinha vaidade. Tadinha de mim!
         Hoje em dia a gente tem sempre uma foto na bolsa. Seja no celular, no documento, no pen drive, num cd, estampada em bolsa ou camiseta. Dia chegará em que aqueles adesivos para carros dizendo bebe a bordo terá impressa a foto do dito. É cartão de natal, convites , lembrancinhas e chaveiros com fotos. É triste assumir, mas colocamos Narciso num Altar. Fizemos de nós uma divindade a ser adorada, ainda que apenas por nós mesmos. É preocupante!
         Preocupante mas não desestimulante! Eu, pelo menos não sei se posso desistir do “hobby”. Até mesmo quando vamos a casamentos ou formaturas levamos nossas máquinas ou celulares, apesar dos fotógrafos profissionais contratados. Outro dia Bia e eu estávamos vendo umas fotos que ela tinha baixado no notebook. Como sabemos, clicando na foto ela aparecerá enorme, porém ,parte por parte , antes de aparecer por inteira. Vai daí que ela foi se revelando a partir da minha imagem e eu fui logo dizendo Tá ótima ! (entenda-se To ótima !). Rimos muito de perceber que até que a gente se veja na foto nenhum comentário é feito. Mas, sejamos boazinhas. Somos assim! Até na linguagem popular dizemos: _ oi nós na fita!!! Não se pode remar contra a maré. De minha parte vou tentar me controlar um pouco e quem sabe chega o dia em que não vou mais precisar ter a mesma foto virtual e impressa na bolsa. Já não será um avanço? Abaixo a vaidade! Abaixo a eudolatria! E, se não conseguirmos este feito de uma hora para outra, para que a pressa? Temos a eternidade para crescermos. Com o tempo a gente chega lá. Ou não chega.(?)

Um comentário: