quinta-feira, 3 de março de 2011

De quando estive em Piri pela enésima vez

          Gosto muito de Pirenópolis. Gosto de cidades históricas. Comecei a gostar de goiano depois que fui em 1994 a Piri pela primeira vez. O povo de lá e acolhedor e mais.... digamos.... disposto no atender as pessoas.

Eu estava recem desquitada do meu primeiro marido e conheci uma pessoa na aula de dança de salão. É, abafa! Pensa que eu não tenho um pezinho na cafonice? Era maio e o grupo da academia combinou de ir para Piri para a festa do Divino assistir as cavalhadas. Gente, é bom demais! Desde então sempre que posso vou lá comer o empadão goiano da rua Direita e compras os biscoitos da D. Marta, uma professora aposentada que para te vender um biscoitinho te manda sentar e conta a historia da familia dela. Acho que o goiano de Piri tem essa coisa de gostar de falar dos antepassados. Onde eu me identifico. Vai embora não! Deixa eu contar mais um caso! Tá cedo, senta!

          Bem, semana passada fomos lá descansar um pouco. Ficamos apenas dois dias que foram suficientes para ir à Vagafogo, "santuário ecológico" fazer a trilha, comer os empadoes e não comprar os biscoitos. D.  Marta tinha viajado. Sabe como é. Lá é interior e tem o ritmo do goiano. A dona viaja , a loja (casa dela) viaja também. Mas tá valendo. No primeiro dia almoçamos voltamos para a pousada, dormimos e voltamos para a cidade para tirar as mesmas fotos de sempre e ver os mesmos artesanatos de sempre. E vai daí que me deu aquela vontade que tenho sempre de comer doce. Não sei o que é isso, mas preciso ceder nessa hora. Nem que seja para uma paçoca de um boteco pé sujo! Procuramos de tudo. Padaria, doceria, restaurante , café. Mas era dia de semana e estava tudo fechado. Parei então para comprar um artesanato para o sítio de Itaipava e vi que tinha uma entrada cheia de baloes de aniversário na porta. E comentei com o Wilsom. É uma festinha. Um olhou para o outro com cumplicidae e eu perguntei... Tem coragem?     Ao que ele comentou..... Mas vai falar o que?   Deixa comigo..... Entramos.

Olá!!!!!!!!! educadamente uma senhora veio ao meu encontro. Como vai? E onde está nosso aniversariante?Um minuto..... Parabéns viu querida!!!. Vamos sentando.... Obrigada.... Bebem alguma coisa? Não se preocupe, estamos bem! A senhora se afastou e eu continuei a sorrir para as pessoas. O resto voces já sabem salgadinho, DOCES e bolo. Uma fartura! A fartura do goiano. Oh gente pra saber receber e acolher o visitante!

           Voltando para a pousada dormi como um passarinho. Sabe aqueles passarinhos cafona que antigamente as pessoas colocavam em bolos de noivas? Bem açucarados? Pois, é!
           Segunda feira retomo a dieta!

           Juro!!!
ET: Para os amantes da natureza  Piri tem cachoeiras lindíssimas. A Vagafogo é parada obrigatória. E a festa do Divino é bem peculiar. Na noite da festa as famílias deixam as suas portas abertas a noite toda com café, biscoito de queijo e outras quitandas sobre a mesa. Qualquer um é bem vindo. Muito legal mesmo!

2 comentários:

  1. Meu deus....hehehe...
    Eu também adoro Pirinópolis, vamos lá de vez em qdo; tb gosto de Alto Paraíso e São Jorge, temos boas passagens por lá, mas faz tempo...
    Essa região toda é muito linda e rica, e o goiano é, de fato, adorável, com suas galinhadas, seus pequis; ele é acolhedor, como nós do Nordeste. Aliás, reza a lenda que o goiano é o nordestino cansado; sabe aquele nordestino que veio descendo à pé para o sul? Qdo passou pelo Goiás já estava exausto e resolveu ficar. É isso!
    Adoro as Folias de Reis, são lindas, coloridas, e tem muita bebida e comida no meio da rezação.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo isso, Angela!!!!!!!!! kkkkk
    Nem te conto que estou aprendendo a tocar viola!

    ResponderExcluir