domingo, 20 de março de 2011

Usar o pensamento para nos definir é algo que nos limita.

Fale-me de voce!
Quando alguém nos propoe que falemos de nós, embora muitas vezes seja  prazeroso, começa um processo de encolhimento, de limitação, encurtamento.
Ora, onde me encaixo. Sou muitas e tantas, como diz minha Guru Ana Marta.
Difícil falar de  mim. Podar-me, encaixar-me, fechar-me enfim em meia duzia de conceitos.
E o resto? Ou melhor,  o todo?
Tudo bem: Sou mulher. Carioca. Professora aposentada. Mãe de família. Avó. Amiga de umas pessoas especialíssimas. Sou a dona Angela ,patroa. A sogra. Sou a vizinh do 606. Sou a buscadora. A contadora de histórias. A filha do Domingos. A neta da Grande Emília. A mulher do Wilson. A acompanhante no HFA. A paciente do Marconi.A metida. A vaidosa. A ex de algumas pessoas. A apaixonada por cachorros. A artista Plásstica. Angela Frias.etc, etc,etc.
Sou enfim este EGO tão exagerado que me faz buscar tantos trabalhos, tantas leituras, tantos workshops na intenção de abrandá-lo, ainda que um pouco.  Algo que, ultimamente,  já ando considerando quase humanamente impossivel.
A dificuldade  de responder a pergunta vem do ato de responde-la com o o pensamento.
Somos muito mais do que esta razão  martelando nas nossas cabeças.
Em outra postagem eu escrevi uma frase: ___ Envelheço, e internamente, resplandeço. Cabe ressaltar aqui que envelhecer no caso está longe de startar um processo degenerativo. Estou considerando que uma criança de 12 anos, por ter chegado a esta idade, evoluiu, envelheceu  por exemplo nos ultimos 5 anos e, como consequencia, cresceu, resplandeceu, desabrochou.
Enfim hoje sou um pouquinho mais que ontem e amanã serei um pouquinho mais que hoje. Novos horizontes, novos incomodos, novas alternativas, novo estado de animo, novos amores, novas possibilidades, novos problemas. Nova pessoa!?:
Esta é a dinamica da vida do ser humano. E algo muito maior que o pensamento, ou não apenas ele, nos conduz a esta trajetoria de maneira a não nos deixar sucumbir.
Portanto:  Não apressemos o rio. Ele corre sózinho. A vida se incumbe de muitas coisas. O universo conspira. Existe muito mais entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia. Não é mesmo?
Uma idéia seria viver um dia de cada vez. Tentar estar mais no "aqui e no agora. Entregar, confiar e , o mais dificil, aceitar que algumas coisas poderão ser mudadas por nós enquanto que outras? Não
Impossível fazê-lo via  pensamento apenas, nos resta tentar ser mais, pensar menos, sentir mais.
Deitar a cabeça no travesseiro e sentir, via coração,  que nem entendo mais  aquilo que entendia, pois estou infiinitamente maior do que eu mesma e já não me alcanço.
Otimismo?  Talvez não...Um despertar, eu dirira.
Quero fechar esta postagem com uma citação do filósofo alemão Eckhart Tolle: Quando conseguimos nos sentir à vontade em não saber quem somos, então o que sobra é o que somos. O  ser por trás do humano, um campo de pura potencialidade em vez de alguma coisa que já está definida.

Um comentário:

  1. Pronto! É isso mesmo.
    Quem sabe de mim são as outras pessoas; eu estou , confortavelmente, não sabendo de nada, ou descobrindo que sou uma coisa nova a cada dia. O problema está em quem não consegue me acompanhar e pensa que sou igual todos os dias...hehehe...

    ResponderExcluir