quarta-feira, 16 de março de 2011

Meu "modus operandi"! ?

          Já supus em um texto anterior que a imaginação fosse a memória que enlouqueceu. Tão fácil me parece ser contar algo de memória! Aprendi isso muito cedo; ainda na escola primária, quando a professora pedia para escrever uma composição ou contar algo que tivesse acontecido conosco. Logo logo escolhi a segunda opção por considerar mais tranquilo apelar para a memória . Considero relativamente fácil usar a memória da criança que fui um dia para escrever um texto. Isto talvez porque escrever de memória seja lembrar meu lugar psicológico no mundo; do mesmo modo que faço em terapia. Contar sobre as crenças que tive ou tenho, as perdas que tive ou que tenho medo de ter, as expectaivas e esperanças que ainda sinto vivas dentro de mim. Ou porque, olhando para trás, perceba que nascen das perguntas que eu fazia quando era criança tais como: Como aconteceu?  O que vai acontecer? Como teria sido se não tivesse sido desta maneira? Questionamentos e suposições que, através de minha mente infantil, ganha inúmeras possibilidades. Me vem agora a imagem de minha avó esticando massa de pizza para todos os lados possíveis e rindo orgulhosa da plasticidade da mesma.  Que coisa boa poder usar a memória com tamanha plasticidade e  assim poder entrar, sair e voltar  neste mundo de histórias passadas quantas vezes e quando quiser!
Razão demais! dirão alguns. Meu "modus operandi"!?,  direi eu.
           Como eu gostaria que, pelo menos uma vez, minhas netas me vissem "trabalhando" uma massa para pizzas. Mas não fazemos mais massas caseiras. Uma pena! Uma experiencia destas atua diretamente na nossa compreensão da vida.
          Dois dias atrás Marina me pediu que fizesse pão de queijo caseiro dizendo que o sabor é muito diferente. Interessante que estávamos falando que precisávamos nos ocupar mais de coisas concretas e racionalizar menos. Mas não era só do sabor que estavamos falando. Estavamos falando de um ritual mais antigo. O ritual de nutrir corpos e espírito numa cozinha que nos envolva no cheiro do preparo do alimento. Infelizmente esta experiencia não cabe dentro da embalagem dos tão gostosos paes de queijo Forno de Minas dos supermercados!
E.T. Vou pedir um amém. Estou tentando ser mais sucinta. Difíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicil!!!

Um comentário:

  1. Amém para vc....
    Mas não tente ser sucinta, pelo contrário...Lembra? Somos tantas, amplas, nos espalhamos. Por favor, nada de economia nesse setor, é só o que nos resta....

    ResponderExcluir