terça-feira, 29 de junho de 2010

A vida me deu férias

  
   Sou daquelas pessoas que não diminuem o ritmo. No último mês vinha me sentindo muito cansada, com muito sono e sem energia. Para quem é ativa, as vezes, a vida tem que nos forçar a parar.E nos dá férias. As minhas foram no HFA de Brasília. E,então, o que nos resta é desacelerar e refletir.
       Estou tomando consciência de que tenho que parar e me ouvir mais. Pegar mais sol. Ir mais a parques . Desacelerar. Quem sabe me mudar para a Suécia?
       Sou tantas dentro de mim. Tantas dores, tantos sabores, tantos risos, tantos choros, tantas lembranças, tantos amores, tantas esperanças,tantos insights, tantas alegrias. Posso ser leve e alegre ou densa e triste. Sou o dia de sol e o dia nublado, de tempestade. O inverno e o verão, a primavera e o outono.. A luta e a preguiça. A folia e o silencio. Sou espalhada e contida. Agora, refletindo, sinto-me perplexa de ver como quase não mudamos ao longo do caminho.
        Fui tantas e tantos. Tantos bolos batidos, tantos sonhos sonhados, tantas saudades, tantos planos, tantos cafés compartilhados na cozinha ou no shopping, tantos livros lidos, tantos movimentos feitos, tantos retrocessos, tanta paz e tanta empolgação, tantos vazios e tanta plenitude. Tantos amigos e tantos amores. Tanta prece e tanto desespero. Tanta dança e tanto caldo. Tanta luz e tanta sombra. Tanta saudade e tanta espera. Em cada despedida tanto choro e tanta gratidão por ter tido mais uma vez a oportunidade de estar junto.Tantas viagens ...Fui um pouco de cada livro lido, de cada filme assistido, de cada música ouvida, de cada entardecer fechando as janelas de minha casa do Arco da velha,fui cada papo que tive com Marina,cada festinha do candanguinho assistindo minha neta. E agora, tudo se perde misturando-se no que fui e se insinuando no que serei. Mas o que serei?
        Serei um pouco de tudo que fui e um pouco de tudo que sou.Serei a eterna lembrança de meus olhos brilhantes, ou chorosos. A força que me habita em momentos de recomeços e a angústia nos momentos de perdas.Serei cada feijoada que meus amigos comerem durante um carnaval. Serei cada pincelada dada pelo artista, seja ele quem for. Serei o café expresso de um shopping. Serei todas as graças feitas com as empregadas que nos serviram. Serei cada latido de cão. Cada canto de pássaro. Serei música, leitura e poesia. Serei todos os amigos que tive e toda a família que me amou. Serei cada beijo que Amanda der em Julia. Serei cada chegada a casa de Itaipava e a história de cada objeto ali disposto. Serei um pouquinho em cada um que tiver trocado comigo. Um pouquinho em todo aquele que estiver buscando, filosofando, acreditando, amando e brincando. Serei cada estrela que aparecer a cada dia que findar.Sou, fui e serei aquele jocoso pedido de amém quando alguém falar demais. O resto é luz ....muita luz...


2 comentários:

  1. Eu não disse, naquele dia, que, por nos espalharmos, somos assim tão...tantas?
    Mas, por que agora estás pensando no que serás? Serás muito mais que pensas...

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras...ou melhor POSSO PEDIR UM AMEM!
    te amo

    ResponderExcluir