terça-feira, 10 de maio de 2011

Stream of consciousness

                                                                        
             Quando cursava Letras na UnB em Brasília fiz  literatura Inglesa. Estudando assim Virginia Woolf e Jaymes Joyce. Em Virginia Woolf  mais particularmente estudei a técnica literária que mistura sentimentos e pensamentos do autor. O stream of consciousness. Me recordo até hoje de como começa Mrs Dalloway. Uma historia de amor e de jovialidade da velhice. O livro descreve um unico dia na vida de uma mulher.
          Estudando a tecnica literária lembro de perguntar a Manuela Alvarenga, minha professora da matéria , se aquilo não seria nada mais nada menos que a nossa consciencia ou, digamos, nosso mental sendo interferido por nossos sntimentos, duvidas, questionamentos. E me lembro de comentar com ela que a mim parecia mesmo um fio de água correndo sem parar. Talvez porque na minha cabeça traduzira stream como riacho. E, juro, que até hoje embora saiba que fluxo traduza melhor a imagem que me vem é a de um riacho. Fazer o que ? Yung explicaria. Mas nem está mais aqui.
Tenho o mental a mil. Como se diz por aí sou muito razão.
E me pego Mrs Daloowaying a little. Não. A lot!!!
Hoje mesmo fui ao sebo. E quantos sentimentos e pensamentos se embaralharam em minha cabeça em meia hora que estive na rua.
         "Vou ao Sebo. Mas ele não é mau. Tá difícil. Vendo os livros. Itaipava, pois sim. Se não vender troco. Cansada. Melhor, entediada. Tudo bem. Então eu troco. Onde estão?
Nora Roberts.As flores. Amanha Ro. Já li. Calor. Que flores compro? Pegar a sacola de tintas. Marina me pega em uma hora mais ou menos. Pode ser? Ok. Obrigada. O carro. Um café . Monjolo. Queria sumir. Oi boneca .Mas as vezes ele é tão bom. Ver o por do sol. Começo o livro ainda hoje.Fracassei mais uma vez. Onde as ponho? E meus óculos?
Que coisa feia!!  Ele que converse com quem quiser. Que flores compro? To tão envelhecida. Ai que delícia de biscoito. Bia sempre cuidando. To só novamente. E pensando nele.Quanto estará o filé aqui? O da mensagem, claro. E se. Pára. Onde está o carro. Ai meu peito.
Valeu. tudo por um livro novo. Tenha paciencia. Quero chorar. Ler. Não fiz o bolo. E se ele for? Nem biscoitinhos. Que flores compro? Onde as ponho? Amanda e Julie. Julho Itaipava. Não quer se sentir enjaulado, disse. Mas isto está dentro dele. Onde estão as chaves do carro?
Não tenho trocado. Olá! Flores coloridas. Bom dia! Boa tarde.Sim eu tenho rocados. Dra Nádia. O email.O por do sol. Kibe fracionado. Está tudo bem. Máquina no concerto. Pago em duas vezes. Flores.
Não sei se volto. Talvez fique por lá. Sexto andar. Está dormindo ou só deitado. O cesto de roupa da Marina. Amanhã . Outro dia. Tudo melhor. To morrendo em vida. To nada . Já já chega o dia de viajar. Os remédios de papai. Este tb não é mole. Raiva. Medo. Medo. Medo. Nene! Nene! Tomo banho lá. As compras. Arrependida. Mas também como saber? Agora é tarde. O bolo. Será que ele vai?"
          Isto foi só uma amostra do que vivi em meia hora. Um stream of consciousness medonho.
Em meio a sentimentos e pensamentos antagonicos tento cumprir a lida do dia. Fico cansada. Realizada também. Será? Realizada com o que?
Com a tela. Com as filhas. Com os amigos. Com ele em seu lado luz. Comigo mesma (nem sempre).
E a Raquel?
Acho que só volto no segundo semestre. Ai quanta coisa para derramar sobre ela. Coitada. O blog. O texto. As horas (passando) e me deixando mais calma como se aliviando um pouco o fardo. Mes que vem Marconi. Amanha Ro e almoço Bia. Quiça mais um texto? Mais uma alegria? Outra ideia. Papai tranquilo.
Max dormindo. Eu aqui no note. Outro texto saindo. As flores. Ele tá calmo. Setembro. Picanhas. As flores de Angela. As flores de mrs Dalloway....

Nenhum comentário:

Postar um comentário