domingo, 3 de abril de 2011

Lilium

             Derivado do latim Lilium, que significa Lírio o nome Lilia carrega em si o símbolo da pureza desde a idade média. Assim como a  Lelis blanc . Mas porque estamos falando disso? 
             Hoje acordei melhor, mas ontem foi um dia pesado. Algo no meu coração não estava legal. Havia um Banzo dentro de mim. Pensei que fosse pelo estado  de convalescencia de Negão e de papai. Até que, lá pelas tantas, vou pegar um remedio no movelzinho que temos na cozinha e dou de cara com as chaves da minha casa que pertenceram à Lilia, minha fiel escudeira! A da foto.
             Explico: Como já era de se esperar a Lu , domestica da Bia,  pediu as contas. Mas já havíamos colocado  Lilia em Stand by. Ou melhor, conversamos com ela que quando a Lu saisse ela a substiruiria. Afinal Bia tem duas crianças pequenas e, mal ou bem eu e meus homens nos arranjamos melhor sem a mordomia que era ter a Lilia para ir na loteria, levar papai para fazer a barba, trazer o pão cedinho, comprar salsinha fresca no Gama, viajar conosco para Itaipava, me fazer uma massagem, trocar livros comigo (ela gosta de ler) e conversar um pouco. Filosofar mesmo. Quantas vezes tentando abrir seus olhos papiei horas com ela. E quantas vezes nesses últimos meses foi ela quem papiou comigo, me vendo triste e puxando assuntos engraçados, como se para me alegrar um pouco.
           A "doce" Lilia que algumas vezes dava um bombom para papai dizendo a ele que era para adoçar sua vida. Ela sabia o que estava dizendo. A gente só reconhece o que antes conhece na nossa essencia. Lilia não fazia as refeições. Nenhuma. Mas se houvesse um doce dando bobeira? já era!!!
           Amiga, ágil, gulosa e esperta foi uma companheira e tanto na minha casa. Ora dirão ouvir estrelas, mas ela não tinha defeitos? No que eu responderei. Simmmmmmmmmmm, Claro. Não podia pensar muito por conta própria. De vez enquando decidia algo por si mesma e então vinha chumbo grosso. Um exemplo? Servir uma farofinha junto com strogonoff. Nestas horas eu dizia: Lilia voce não é paga para pensar. Deixa que eu pense. Porém por outras vezes chegava com abacates do Gama para fazer creme para papai. Muito bem pensado dizia lhe eu. Devo ter pirado a coitada.
           Ontem, seu ultimo dia, acabei de almoçar e , pegando no braço dela, disse Lilica te vejo lá na Bia a partir de agora e obrigada por tudo. A resposta dela ficou o resto do dia nos meus ouvidos. Tá dona Angela. É só a senhora chamar que eu volto.
           Acho que não vou chamar não. Minhas netas precisam mais do que eu neste momento. Mas vai ficar sempre na minha cabeça quando, lá no sítio , eu a chamava. Liliaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! E ela respondia nhoooooooooooooooooooooooooooora. E eu completava   Vem cá cunhannnnnnnnnnnnn!!!!
          Que tenha juízo, seja feliz e não suma da casa da Bia. São os votos do fundo do meu coração, ora partido.
A foto acima foi tirada na feijoada do Seu Peru. A feijoada que fazemos todo domingo de carnaval quando os amigos devem vir fantasiados. Lilia estava de traveco com esta peruca loira.
Curiosidades: Dia 27 de março é o dia do circo. Coincidentemente é o dia do aniversário do Samuca. Filho de Lilia. E me lembro agora que sua primeira e unica fantasia em tres anos foi ou é uma fantasia de palhacinho que comprei com Lilia lá na feirinha de Itaipava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário