sábado, 15 de outubro de 2011

Varguinhas se foi...

          Para tristeza da família e dos agregados e felicidade geral da turma do céu Varguinhas se foi há dois dias.
Meu coração quis estar com sua família. Eu estava triste.Sr Vargas foi um exemplo de sabedoria de vida. Viveu em clima de festa e alegria. Formou quatro filhos e , segundo sua esposa, foi gentil e amigo da Nelminha.
Chegando ao cemitério a tristeza deixou meu peito  como por  encanto.
Olhava-se para ele, todo bonito com sua boina nas mãos e só lembrava de suas histórias, suas brincadeiras. 
"Gaiato" que era contava piadas em velórios e se gabava disso." Pra animar um pouco, guria"
Generoso  se antecipava e comprava ingressos de shows e peças infantis para as minhas filhas quando ia comprar para as netas, todas ainda pequenas. " Candida Maria avisa para a guria sua amiga que tem ingresso para as agregadas."
Tinha orgulho de dizer que fumava ha 60 anos.
 Tinha amigos. Muitos. De diferentes tribos.
Uma vez me disseram que pelo velório de uma pessoa a gente podia supor que vida a pessoa havia levado, seus gostos e interesses.
Como foi bom testemunhar em seu funeral o quanto ele soube viver e o quanto foi amado.
Já falei de sua família numa postagem anterior, mas penso que ainda preciso falar mais. O que é bom deve ser propagado e jogado aos quatro ventos para germinar e florir.
João Alberto Vargas, este gaúcho de estatura pequena e coração grande formou sua família junto com a Nelminha e teve muita competencia com seus filhos que tiveram competencia com seus filhos que estão sendo competentes com seus filhos e... assim caminha.
Estar com eles é deparar-se com a força da vida. Aquela força que , apesar das circunstancias, se ergue e segue em frente. Todas estas pessoas são projeções do que viram no Vargas e na Nelma. Não tenho dívidas disso.
Pensei em terminar esta postagem com uma metáfora que descrevesse bem a pessoa que foi o Vargas, mas decidi contar o final do funeral. Uma metáfora viva.
Quando o caixão baixou filhos e netos levantaram e desejaram-lhe uma boa viagem. Tiau, vô! Tiau vô, vai com Deus! .Depois  as coroas de flores foram dispostas e presenciamos  uma salva de palmas vigorosa.
Sabemos que na antiguidade a "salva de palmas" ( na época uma salva de prata coberta com palmas folhagens ) era oferecida aos vencedores. 
Confesso que me emocionei pois estava ali um vencedor. A metáfora se fez concretamente diante dos meus olhos e do meu coração.
Quero deixar aqui um beijo no coração de cada membro deta família que, insisto, é minha também porque quero que seja.
Quanto a ele? Olho para o céu e imagino que graças não estará fazendo lá em cima!
Além de fumar e tomar um drink, é claro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário