segunda-feira, 29 de setembro de 2014

_ Tem borracha aí?


                                                                                 

          Trabalhando num projeto de Biodança e ação social o grupo escrevia escrevia e buscava palavras e mais palavras, conceitos e detalhes.
O tal projeto atenderia a crianças de uma escola de periferia chamada Julia Kubitschek.  Eu costumo dizer que é no processo que aprendemos porque é a hora que buscamos todo e qualquer tipo de informação e conferimos escritas e intenções de fala.
Em determinado momento não sabíamos mais escrever Kubitschek ( cansaço das horas ). E alguns se poem a procurar na internet tal palavra . Neste momento me bate uma impaciencia tamanha  e digo. _ Gente muda o nome da escola. Isso é fictício. Porque não Canarinho Amarelo ?
Explico: Minha mãe não tinha estudo academico completo, mas era de uma sabedoria de vida que hoje chamariam de inteligencia emocional.. Para a época dela ela era apenas safa.
Quando eu estava ali pela quinta série estava um dia escrevendo um redação para nota e me bateu uma duvida quanto à palavra devagar no diminutivo. Perguntei: Mãe o certo é devagarinho ou devagarzinho?
Ela me olhou, pensou e perguntou. Tem borracha aí, filha? Sim , respondi. E ela:.... Então  apaga e põe "lentamente". Fim de papo.Voltou para seus afazeres. Que eram muitos, por sinal.
Dia desses fazendo a tarefa de casa com a Amanda tanto eu quanto ela esquecemos do paragrafo. Bia chegou, viu e não aceitou a displicencia pediu que Amanda apagasse. Ela apavorada perguntou: Apagar tudo , mãe? Sim respondeu Bia. Ela olhou para mim em panico. O paragrafo começava com o nome de um gato e este se chamava Honolulu. Lembrando de minha mãe eu disse a ela... Apaga Honolulu. Vamos mudar o nome do gato. Ele vai se chamar Bill. Nome pequeno e assim não precisaremos apagar tudo. Amanda me olhou em cumplicidade e seguimos em frente.
          Espero ter passado um pouco de jogo de cintura para Amanda. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário